quinta-feira, 26 de maio de 2011

DEPOIMENTO

INFORMATIVO - COORDENAÇÃO SINTEPE

            Caríssimos colegas professores, estamos encaminhando cópia de um comentário deixado no blog: sintepesolidao.blogspot.com, gostaríamos que lessem, refletissem e também pudessem dar sua opinião.
            É uma pena que o depoimento deixado foi anônimo, mas valeu pelo recado, parabéns pela coragem. Talvez o(a) colega tenha tido receio de ouvir resposta a uma falta de respeito, de humanização com atitudes desrespeitosas, porém como professores devemos ser corajosos, esse foi um juramento feito no ato da formação em magistério, talvez se isso tivesse sido colocado no momento da reunião, outras decisões poderiam ser tomadas. Gostaríamos de dizer ao(a) colega que a coordenação do SINTEPE tem feito muito, mesmo sem reconhecimento da gestão de governo, muitas decisões da pauta de reivindicações já estão sendo postas em prática, como: pagamento dos professores contratados (já houve definição de data), retorno para dia 30, e cumprimento da lei do piso. Lembre-se que é uma meia dúzia, como sempre é colocado (mais de 50% dos efetivos que estão em sala de aula) ou pessoas que estão tentando tumultuar os trabalhos (não fazem nada pensando apenas em si), mas esse grupo sócios do SINTEPE foi instigado na reformulação do PCC e fortalecido pela vereadora Eliana, acho que todos se lembram disso. E como disse a Secretária de Educação “é organização de classe”, a gestão não vai lutar pelos interesses do trabalhador não, vai fazer o que for viável. Vamos à luta, não podemos desanimar. Parabéns ao professor ou professora pelo belíssimo comentário, caso queiram deixar noticias para divulgação no blog pode enviar por e-mail: sintepesolidao@gmail.com se não quiser ser identificado, sua vontade será preservada.
            E falando em valorização educacional e relendo esse depoimento, muito parecido com o da professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte, caso tenha acesso a internet, assista o depoimento da que até o momento teve 58 853 acessos e revolucionou a mídia brasileira. Como alguém pode ter visto no Faustão, ela é de fato a nossa porta voz na mídia mundial.  Para acessar:
http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA&feature=player_embedded#at=165

Comentário: Anônimo - Postado em 22 de maio, às 08:20.

Caros colegas professores da rede municipal de Solidão,
Saudando a todos, venho expressar a minha opinião diante das vantagens conquistada na última sexta-feria. O aumento salarial de 19% foi bom, parabéns a Secretária de Educação e a prefeita municipal, mas esse é um minimo que poderia ser oferecido aos professores que atuam com muita precariedade nas escolas da rede. Apesar de ser um alto percentual e como foi colocado, ainda não chega ao piso definido pelo MEC que deveria ter sido pago desde o primeiro de janeiro de 2011, como foi colocado por uma colega professora e pouco foi ouvida.
Vamos cobrar da coordenação do SINTEPE mais consistência nas negociações e fortalecimento. Ficou realmente definido o piso de 1.132,00 para professoraes com 40 horas? Ou ficou  de aguardar negociação do SINTEPE e a prefeita? Não ficou muito claro, a notícia de voltar a receber dia 30 foi tão grande, que esqueceu-se de refletir sobre alguns pontos:
1. Por que o municipio não tem recursos para pagar o piso e dar aumento retroativo se o valor percapta do aluno é o mesmo de outros muncipios que estão cumprindo o piso, o secretário de educação de Tabira disse num programa de rádio que o municipio pagava mais que o piso e o prefeito ainda está oferecendo novo aumento, será o valor do aluno de lá é maior?
2. O número de professores efetivo é grande, porque precisa contratar?
3. Grande parte dos professores ficaram satisfeitos, também pudera, a maioria recebe por 40 horas, os de 5ª a 8ª estão satisfeitissimos vai aumentar um algarismo a mais em seus salários base, a maioria de 1ª a 4ª (estão em função recebendo por 40 horas) também aumentarão um novo algarismo. E os que estão iniciando ou estão em sala de aula vão continuar com a mesma desvalorização , sem chergar sequer ao piso de 950,00 que era pra ser pago em 2009.
Com muito respeito a gestão que é muito democrática, com todo respeito a organização de classe através do SINTEPE, é preciso refletir: estamos sendo respeitados???



















Vamos fazer o que a prefeita disse: “... dasarmar os palaques politicos e partir para uma luta de valorização” . Esse é o interesse de todos! Precisamos de salário digno. É preciso organização de classe para chegar as consquistas. Não podemos silenciar diante das condições precárias que enfrentamos. O que o sindicato tem feito para cobrar nossa valorização?