A prefeita Cida Oliveira e Secretaria de Educação deste município Profª. Simony reuniu os professores da rede nesta última sexta-feira dia 20, para apresentar a prestação de contas dos recursos do FUNDEB do exercício de 2010, informar quem são os representantes da classe no Conselho do FUNDEB e propor aumento salarial. A maioria dos professores saiu satisfeitos, como não havia conhecimento da aplicação dos recursos e diante da apresentação da PC feita pela Profª. Dinalva percebeu-se o malabarismo realizado para cumprir a folha de pagamento de pessoal durante o ano de 2010. Porém, diante da análise da aplicação dos recursos de 2011, percebe-se também que será necessário controle para cumprir o piso salarial. A proposta de aumento para tentar cumprir o piso salarial de acordo com a Lei Nacional foi de 19,2% a partir do mês de junho, ficando acertado que neste mês de maio o pagamento voltaria para o dia 30.
Lembremos que são propostas elencadas na pauta de reivindicação a ser discutida pela diretoria do SINTEPE e a prefeita, encontro que se encontra em aberto esperando confirmação para o dia 24 deste.
Estaremos no aguardo e esperamos que seja negociado outros itens que favorecem a valorização profissional dos trabalhadores em educação.
Para informações podem adquirir por meu do e-mail: sintepesolidao@gmail.com.
Caros colegas professores da rede municipal de Solidão,
ResponderExcluirSaudando a todos, venho expressar a minha opinião diante das vantagens conquistada na última sexta-feria. O aumento salarial de 19% foi bom, parabéns a Secretária de Educação e a prefeita municipal, mas esse é um minimo que poderia ser oferecido aos professores que atuam com muita precariedade nas escolas da rede. Apesar de ser um alto percentual e como foi colocado, ainda não chega ao piso definido pelo MEC que deveria ter sido pago desde o primeiro de janeiro de 2011, como foi colocado por uma colega professora e pouco foi ouvida.
Vamos cobrar da coordenação do SINTEPE mais consistência nas negociações e fortalecimento. Ficou realmente definido o piso de 1.132,00 para professoraes com 40 horas? Ou ficou de aguardar negociação do SINTEPE e a prefeita? Não ficou muito claro, a notícia de voltar a receber dia 30 foi tão grande, que esqueceu-se de refletir sobre alguns pontos:
1. Por que o municipio não tem recursos para pagar o piso e dar aumento retroativo se o valor percapta do aluno é o mesmo de outros muncipios que estão cumprindo o piso, o secretário de educação de Tabira disse num programa de rádio que o municipio pagava mais que o piso e o prefeito ainda está oferecendo novo aumento, será o valor do aluno de lá é maior?
2. O número de professores efetivo é grande, porque precisa contratar?
3. Grande parte dos professores ficaram satisfeitos, também pudera, a maioria recebe por 40 horas, os de 5ª a 8ª estão satisfeitissimos vai aumentar um algarismo a mais em seus salários base, a maioria de 1ª a 4ª (estão em função recebendo por 40 horas) também aumentarão um novo algarismo. E os que estão iniciando ou estão em sala de aula vão continuar com a mesma desvalorização , sem chergar sequer ao piso de 950,00 que era pra ser pago em 2009.
Com muito respeito a gestão que é muito democrática, com todo respeito a organização de classe através do SINTEPE, é preciso refletir: estamos sendo respeitados???
Vamos fazer o que a prefeita disse: “... dasarmar os palaques politicos e apartir para uma luta de valorização” . Esse é o interesse de todos! Precisamos de salário digno. É preciso organização de classe para chegar as consquistas. Não podemos silenciar diante das condições precárias que enfrentamos. O que o sindicato tem feito para cobrar nossa valorização?
É isso ai caros colegas professores, as conquistas são poucas e ainda não podemos ter tanta confiança nas propostas feitas pela excelentissima prefeita e a secretaria municipal de educação, que se dizem tão democraticas e se quer recebem os representantes da classe para ouvilos ou negociar, e ainda chamam a pauta apresentada de ridicula, isso sim é que é respeito. Percebesse que a preocupação com a educação é grande... Que democracia é essa, a que ponto chegamos???? e ai podemos confiar nestas propostas??? Essa mulher é D+.....
ResponderExcluir